domingo, 10 de fevereiro de 2008

transcendência

Era como uma miragem o jovem sentado no banco de esquina da rua Oscar Freire. De seu instrumento saiam, como os íons da Beleza, as suítes para violoncelo de Johann Sebastian Bach. E ao lado do artista, absorto pelo instante, ele pode admirar com os olhos o saber mais profundo daquela música: os castelos inacabados da alma, a vertigem incessante dos abismos, a generosidade de Deus. Ou algo assim. E mesmo que seu Rayban fosse roubado outras dez vezes num estacionamento de Valet, e que ele tivesse mais cem discussões com o gerente do estabelecimento, e que ainda oitenta prestações, em vez de duas, tivessem que ser pagas pelo maldito par de lentes, seu dia, aquele dia, estava garantido. Bach com sua inigualável capacidade de pôr as coisas no lugar. Quem poderia amaldiçoar uma inevitável quadrilha de manobristas depois da ultima Saraband?
Era do Acre o artista quando jovem, acumulando as esparsas moedas da sobrevivência para a republica onde morava. Sua camiseta denunciava que só não faltava o pão. Praticava na rua, e ninguém parou nos vintes minutos em que ele se sentou junto a esse querubim, porta voz do sagrado, um mulato de sorriso fácil e olhos acesos. Conversaram entre o Mercedes Benz e a vendedora que fumava na calçada.
Quando leu os poemas de D. H. Lawrence pela primeira vez sentiu um formigamento nas mãos. Quando descobriu Rumi, entendeu Reich e o abandonou para sempre. Quando foi de Beethoven para Bach, aceitou a morte como o andróide de Blade Runner: “all those moments will be lost in time like tears in rain”.
Caminhou até a loja da Adidas e trocou o par de chuteiras e a bola por um agasalho felpudo. Depois de duas operações no joelho, só jogaria futebol dormindo. Uma vez por semana corria pelas quadras da quimera. Seus amigos de infância e a seleção de oitenta e dois eram aclamados pela torcida do Corinthians.
Insultos e limites, e as suítes de Bach. “I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I've watched C beams glitter in the dark near the Tannhauser gate…”

Nenhum comentário: