domingo, 10 de agosto de 2008

feliz dia dos pais

La Casserole. O almirante, condecorado capitão de mar e guerra no Paraguai, passava temporadas na cadeia militar por desacato aos superiores. O filho, depois da Engenharia no King's College, foi ser medico e conheceu uma jovem desquitada em Paris que abandonou a Belle Epoque por Belém do Para. Em Santos criaram três filhos. Um deles admirava muito o pai, cujo um dos filhos admirava muito o pai também. O primeiro Eduardo andava com uma Divina Comédia de bolso, o segundo com sobras de integridade. "Eu sempre gostei de Cyrano de Bergerac, mas ele e' um herói fraco". "Fraco ou sensível?". 
Marechal Ney foi fuzilado por traição. Abriu mão da venda nos olhos, deu a ordem para os tiros e disse ao pelotão: "não esqueçam que por trinta anos eu encarei essas balas de frente". Ele foi incumbido de trazer Napoleão numa jaula, mas diante do velho comandante, desistiu e se juntou a ele. O que poderia fazer?
Uma francesa expatriada, linda e temperamental, um poeta espadachim, e o amor por Napoleão. Traiu a pátria mas não o pai.

Um comentário:

Unknown disse...

"Traiu a pátria mas não o pai". Grand finale. A arte às vezes supera a vida, olha só. Ou pelo menos compensa bem.